quinta-feira, 3 de março de 2011

Sobre o Festival de Literatura e Mídia


FESTIVAL LITERATURA E MÍDIA DIGITAL

Com o advento das comunicações digitais ou mesmo tecnologias que proporcionam maior acesso às publicações (as gráficas rápidas) estão se constituindo num espaço democrático de fruição literária onde os escritores, jovens ou não,conseguem publicar seus trabalhos. As poucas experiências neste sentido já realizadas proporcionaram, com o advento das novas tecnologias, maiores facilidades de produção e difusão cultural, interferindo diretamente no acesso do escritor a novos mercados e a novas ferramentas de divulgação de suas obras,via novas mídias.Embora a inclusão digital seja insuficiente, muitos jovens autores,já conseguem,através de lan houses ou internet gratuita em escolas e espaços digitais que permitem o acesso à novas produções literárias e mesmo a publicação de suas obras.

O FESTIVAL DE LITERATURA E MÍDIA DIGITAL é um evento pensado para refletir a interface entre as novas mídias (redes sociais, blogs e sites literários) com a literatura e a consequente democratização e acesso para a maior parte do público leitor e escritores que não teriam como imprimir suas obras. Por conseguinte, refletirá e celebrará também a literatura da periferia. Pretende mostrar a forte influência da poesia nos bairros de periferia e escolas serão convidadas a participar de todas as atividades. O objetivo é o intercâmbio entre escritores que se autointitulam nessa classe com outros que contestam essa nomenclatura, numa profícua troca de saberes literários. Haverá a participação da academia como laboratório de constantes pesquisas e que recentemente, se abriu para esse fenômeno. 

A programação consta de mesas redondas, bate-papos literários, instalação artística, mostra de cinema e literatura, oficinas literárias, concurso de poesia para estudantes de escolas públicas, lançamentos de livros,recitais e mostra de experiências literárias – oficiais e não-oficiais.


Um comentário:

  1. Muito bom o Festival,
    Agradeço pelo prêmio e, principalmente, pelo incentivo.

    Infelizmente não tinha ninguém comigo, exceto uma amiga. Ninguém para tirar uma foto com a medalha... Talvez com esse prêmio as pessoas ao meu redor possam ver que a Literatura é realmente algo maravilhoso


    Todos estão de parabéns.

    ResponderExcluir